Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que é Termo Circunstanciado de Ocorrência?

    vulgo T.C.O

    Publicado por Marinho Advogados
    há 4 anos

    Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até 02 (dois) anos de cerceamento de liberdade ou multa. O referido registro deve conter a qualificação dos envolvidos e o relato do fato, ou seja, nada mais é do que um boletim de ocorrência, com algumas informações adicionais, servindo de peça informativa, para o Juizado Especial Criminal.

    Referência Legal

    O termo jurídico, correspondente a TCO, surge pela primeira vez no ordenamento brasileiro, pelo advento da Lei n.º 9.099/95, de 26 de setembro de 1995. Sendo a alternativa formal ao "auto de prisão em flagrante delito", para o registro da custódia do autor de uma infração de menor potencial ofensivo, em estado de flagrância. Confira o artigo 69, da Lei Federal n.º 9.099/95:

    • Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará TERMO CIRCUNSTANCIADO e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.
    • Parágrafo único. Ao autor do fato que, após a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante, nem se exigirá fiança. Em caso de violência doméstica, o juiz poderá determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima. (Redação dada pela Lei nº 10.455, de 13.5.2002))


    • Sobre o autorNossa missão é servir de meio para nossos clientes em todas as áreas do Direito
    • Publicações456
    • Seguidores34
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-termo-circunstanciado-de-ocorrencia/830328025

    Informações relacionadas

    Adriano Andrade, Advogado
    Artigosano passado

    TCO - Termo Circunstanciado de Ocorrência

    Advocacia Criminal SP, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Infração de menor potencial ofensivo, termo circunstanciado (TCO) e pena restritiva de direitos

    Artigoshá 8 anos

    Procedimento comum sumaríssimo e o juizado especial criminal

    Victor Emídio, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    4 Diferenças entre o Inquérito Policial e o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Em que consiste o boletim de ocorrência circunstanciado mencionado no Estatuto da Criança e do Adolescente? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    6 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Que quer dizer aguarda termo circunstanciado ? continuar lendo

    Excelente qualidade e muito exclarecedor continuar lendo

    Eu foi ameaçado de morte pelo meu irmão em questão à um terrenode herança de meus pais,ele me ameaçou e se apropriou de um aterro que pertencia a mim,estou aguardando decisão da justiça uma vez que nunca houve desmembramento? continuar lendo

    Boa noite, tenho uma dúvida, assinei um T.C fazem 5 anos. Na data que eu deveria comparecer ao fórum eu fui e falaram pra mim que não constava nada lá, porém até hoje quando sou parado em blitz ou algo do tipo eles perguntam sobre o t.c que eu tenho e desde então isso me impede de praticar tiros no clube que frequentava. Não há o que fazer para limpar esse t.c? Fazer algo p ficar tudo certo? Pois dizem que não dá pra fazer nada referente ao t.c. mas isso me limita em algumas coisas. continuar lendo

    Você já tentou entrar em contato com um advogado ou defensor público? continuar lendo